Assista nossos programas:

sábado, 5 de junho de 2010

Pará leva música erudita ao interior do estado

Durante o mês de junho, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (Belém/PA) percorrerá municípios do interior do estado para levar música erudita à população. O projeto “Pará Sinfônico – A Orquestra nos municípios”, criado em 2007, com apoio do governo paraense, estará presente no dia 5 de junho, em Santa Izabel; nos dias 8 e 9, em Tucuruí, e no dia 19 de junho, em Ananindeua.

Em Tucuruí, a orquestra fará ainda um espetáculo na solenidade comemorativa pelos 25 anos da usina de Tucuruí, que acontecerá na Casa de Força da hidrelétrica.

O projeto, criado pela Associação de Amigos do Theatro da Paz, tem a parceria da Secretaria de Cultura do Pará e do Ministério da Cultura, com o objetivo de levar ao interior as atividades da Orquestra Sinfônica, que antes eram restritas apenas à capital paraense. Com o repertório de grande apelo popular, visando levar música sinfônica para o maior número de pessoas, a Associação tornou o projeto permanente devido à resposta do público, desde 2008, garantindo uma mobilização tanto das prefeituras quanto da população dos municípios.

"A gente percebe na população uma elevação da autoestima por estarem usufruindo de um bem cultural, que antes era privilégio da capital", ressalta João Augusto Ó de Almeida, da Associação dos Amigos do Theatro da Paz. "Eles mesmo fazem a divulgação em escolas, prefeituras, locais de cultura. Essa motivação vem fazendo com que iniciativas privadas, assim como órgãos de cultura, continuem investindo no projeto.

O Pará Sinfônico já foi realizado em vários municípios, como Castanhal, Marabá, Barcarena, Capanema e Vigia de Nazaré. Em Tucuruí, a apresentação tem parceria da Eletronorte.

Nenhum comentário: