SESI-SP APRESENTA A BANDA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Concerto faz parte da série SESI - Pra Ver a Banda Tocar! e inclui momento interativo em que músicos da plateia vão ao palco participar com o seu instrumento na chamada Canja Sinfônica. A apresentação será realizada quarta-feira (23/06), a partir do meio-dia, no Teatro do SESI – São Paulo. A entrada é franca.

A programação do projeto Música em Cena de junho contará com a apresentação da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Sob a regência do maestro Marcos Sadao Shirakawa e participação do solista Osvanilson Castro (fagote), o concerto será no dia 23 de junho (quarta-feira), às 12 horas, no Teatro do SESI – São Paulo.
A apresentação do concerto SESI – Pra Ver a Banda Tocar! permite que o público conheça toda a versatilidade e qualidade artística da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo por meio de repertório variado e acessível, interpretado por solistas dos diversos instrumentos de madeiras, sopros e percussão. O concerto inclui momento interativo em que músicos da plateia vão ao palco participar com o seu instrumento na chamada Canja Sinfônica.
Os 82 instrumentistas interpretarão obras dos seguintes compositores: Satoshi Yagisawa (1975), Frigyes Hidas (1928-2007), Astor Piazzolla (1921-1992), Segundo Luis Moreno (1882-1972), Cyro Pereira (1929) e Alfred Reed (1921-2005).


Histórico do grupo



Criada em 1989, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo é uma orquestra formada por instrumentos de sopro, percussão, cordas e piano, somando 82 instrumentistas.

A Banda Sinfônica do Estado apresenta programação ousada e inovadora, tornando-se alternativa inteligente e criativa ao tradicional circuito da música erudita. Além de concertos com o melhor repertório sinfônico para bandas, ousamos espetáculos inusitados como Os Reis do Riso - humorístico com o grupo Parlapatões recentemente lançado em DVD, a Ópera Orfeo de Monteverdi, Carmina Burana, de Orff e os multimídia Sinfonia de uma Exposição, Luiz Gonzaga Sinfônico e Wolfgang. Tamanha versatilidade somada à constante encomenda e execução de obras de compositores brasileiros, tem rendido críticas extremamente positivas junto à imprensa especializada, justificando seu grande prestígio internacional e colocando o grupo entre os principais organismos sinfônicos da América Latina.

Nas palavras de Irineu Franco Perpétuo, “a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo merece ser considerada a principal usina de criação contemporânea em nosso país. Apenas em 2005, o grupo somou nada menos que 29 encomendas a autores brasileiros, entre obras originais, transcrições e arranjos. Ao longo de 16 anos de trajetória, esse acervo contabiliza mais de 90 peças.” Parte deste repertório está registrada em seus vários CDs, entre eles, Suíte Tropical e Fantasia Amazônica, gravados em 2003 e 2004 respectivamente.




Sobre o regente:


Bacharel em Trombone pelo Departamento de Música da ECA-USP, na classe do professor Donizeti Fonseca, Marcos Sadao Shirakawa estudou teoria e instrumento no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e no Conservatório Musical Brooklin Paulista.
Atuou como 1º Trombone da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e foi integrante da Orquestra Experimental de Repertórios e Orquestra Sinfônica de Santo André.

Participou dos Festivais de Música em Campos do Jordão, Tatuí e Prados, Encontro Latino-Americano de Orquestras Jovens da Argentina e da Conferência Mundial de Bandas Sinfônicas na Áustria. Estudou regência com o Maestro Carlos Moreno. Em 2005, atuou como Regente Convidado da I Conferência de Bandas Sinfônicas da África do Sul. O músico foi, ainda, Regente Assistente da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo no período de 2000 à 2009.
Atualmente, ele é Regente Titular da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e Regente da Banda Sinfônica de Cubatão, além de Professor de Trombone e Música de Câmara na EMESP Tom Jobim e Diretor do Programa Banda Escola de Cubatão (BEC).


Músicos:

Regência: Marcos Sadao Shirakawa
Solista: Osvanilson Castro (Fagote)



Programa
Compositor Obra
Alfred Reed (1921-2005) Second Suite for Band – (Latino-Mexicana)
I-Son Montuno
III-Guaracha
Frigyes Hidas (1928-2007) Concerto para Fagote
I-Allegretto
II-Moderato Cantabile
III-Moderato Giocoso
Satoshi Yagisawa (1975) Machu Pichu – City in the Sky
Astor Piazzolla (1921-1992)
Arranjo:Lito Valle Libertango
Segundo Luis Moreno (1882-1972)
Arranjo: Wilson Haro L. Suite Ecuatoriana Nº2
1-Danzante (danza ritual indígena)
Cyro Pereira (1929) Aquarela de Sambas

Serviço:
Música em Cena 2010 – Banda Sinfônica do Estado de São Paulo
Local: Teatro do SESI – São Paulo – Av. Paulista, 1313 – Metrô Trianon-Masp
Data e horário: dia 23 de junho (quarta-feira), às 12 horas.
Entrada: Franca - A distribuição dos ingressos tem início a partir da abertura da bilheteria, no dia do espetáculo – domingo, a partir das 11 horas. São distribuídos dois ingressos por pessoa.
Recomendação etária: livre
Informações: (11) 3146-7405/7406

Comentários