Cabelos brancos na juventude, como Luan Santana?


Cabelos brancos: em qualquer idade, deixá-los naturais ou tingi-los é decisão pessoal e não causa queda dos fios. Médico ensina como cuidar


Presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia – SBTri fala sobre o assunto 


O cantor Luan Santana declarou pintar os cabelos desde os 20 anos por ter fios brancos. Assim como ele, milhões de jovens apresentam cabelos brancos – um processo que pode começar bem cedo e não ter volta.

Segundo o Dr. Luciano Barsanti, médico e tricologista, Presidente da Sociedade Brasileira de Ticologia, o processo de embranquecimento dos fios chama-se canície e pode aparecer em qualquer idade, até mesmo em crianças, embora o mais frequente seja acontecer após os 40 anos de idade.

Ele explica que o pigmento que dá cor aos cabelos chama-se melanina e é produzida por células chamadas melanócitos. Tais células são comandadas por um ‘relógio biológico’ que, quando para de funcionar, interrompe a produção do pigmento colorido, substituindo-o por ar. Esse processo recebe o nome de apoptose. Por isso, quando os cabelos perdem a cor, inicialmente tornam-se mais rebeldes e com textura diferente.

Embora todo esse processo seja determinado pela genética de cada indivíduo e seja hereditário, existem fatores que aceleram a canície, como doenças crônicas, estresse, ansiedade, depressão, dores constantes e quimioterapia. “Nada reverte o embranquecimento dos fios, a única solução é pintá-los ou aceitar o prateado dos fios”, esclarece o médico.

Para retardar o aparecimento dos fios brancos, Dr. Barsanti diz que o jeito é cuidar da saúde física e mental. “Faça meditação, yoga, curta a vida com a família e os amigos, pense no presente, cuide da saúde e evite o estresse. Um estilo de vida saudável ajuda a saúde dos cabelos”, ensina.

Ele também diz que existe um mito muito comum de que quando se arranca um fio branco nascem dois. “Essa atitude só fará com que você perca cabelo e tenha rareamento dos fios, pois não vai nascer mais nenhum fio de qualquer cor, pelo arrancamento do bulbo capilar. Cuidado!”.



Como cuidar dos cabelos brancos




Dr. Luciano Barsanti diz que a tintura é um procedimento que não provoca queda do cabelo, mas pode causar o chamado corte químico. Por isso, é necessário tomar cuidado com o intervalo entre procedimentos realizados, como os alisamentos. “Se você alisou os cabelos, mantenha uma distância de 30 dias entre a tintura e o alisamento”, ensina.

Também é preciso ficar atento com o aparecimento de coceira no couro cabeludo quando se usa tintura, porque isso indica alergia. “Em caso de coceira ou descamação, procure o seu médico e tricologista, para que seja descartada uma sensibilização do couro cabeludo ou dermatite química”.

Quem tinge os cabelos também deve reforçar a hidratação dos fios, evitando trocar de cabeleireiro. “Os bons profissionais utilizam o produto que se adaptou ao cliente e não lhe causou alergia e fazem o ‘teste de mecha’, que consiste na aplicação do produto numa pequena mecha do cabelo para testar sua resistência”, explica Dr. Barsanti.

A textura dos fios brancos costuma ser um pouco diferente da apresentada nos fios coloridos e, por isso, quem prefere deixá-los naturais poderá estranhá-los, no começo. Então, a dica do Dr. Barsanti é que se opte por produtos específicos para esse tipo de cabelos, já que eles foram criados para não deixar os fios amarelados. “Além disso, é fundamental que se hidrate os fios semanalmente, e se mantenham hábitos saudáveis, com boa alimentação”, finaliza o médico e tricologista.


Sobre o Dr. Luciano Barsati


Dr. Luciano é médico e Tricologista, Presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia "SBTri", membro titular do American Hair Loss Council - USA e da Sociedade Italiana de Tricologia, além de membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia.

***



Comentários